segunda-feira, 2 de agosto de 2010

Folclore Moderno


Agosto é o mês do folclore e dia 22 de agosto, o dia do folclore. Por que? Não sabíamos. Então, para responder esta pergunta, recorremos a Wikipédia. E encontramos o seguinte texto: “William John Thoms (1803 – 1885) foi um escritor, antiquário e folclorista britânico, a quem se atribui a criação do neologismo folclore, para designar o que até então se chamava genericamente de "antigüidades populares", em uma carta endereçada ao periódico Athenaeum em 22 de agosto de 1846.” Agora ficou explicado.
Segundo Dalva Soares Bolognini (coodenadora do Museu do Folclore de São Paulo) em seu weblog diz que “folclore é cultura do cotidiano e começa na casa de cada um”. O folclore lida com a imaginação, com a tradição, com as crenças e lendas. Quem nunca ouviu falar do Saci Pererê, do Boto cor-de-rosa, da Mula-sem-cabeça ainda na escola?
Além das lendas tradicionais, existem ainda as lendas urbanas, que fazem parte do folclore moderno. E a internet ajudou a produzir um outro tipo de folclore moderno: as cyberlendas. Cyberlendas são aquelas lendas urbanas formadas por histórias aterrorizantes, fantásticas, mirabolantes, sem pé nem cabeça que recebemos via e-mail e que as pessoas repassam umas as outras como se fosse a mais pura verdade. E estas histórias pegam.
Os jovens são sempre muito suscetíveis as cyberlendas. Não me lembro de, algum dia, ter que explicar a qualquer aluno maior de 6 anos de idade que o Saci Pererê é um personagem do folclore brasileiro e que ele não existe nem nunca existiu. Mas já tive que deixar de lado por alguns minutos a matéria que estava explicando para acalmar uma turma de alunos adolescentes que ficaram impressionados com histórias recebidas via e-mail.
E por falar em tradição, a internet tem facilitado muito a vida daqueles que acreditam nos poderes do oculto. Não é a toda que pipocam na rede sites com horóscopo, mapa astral, cartas de tarô, simpatias e até macumba virtual!
Agora, filosofando um pouco, a gente chega a seguinte conclusão: por mais que as pessoas se digam modernas, tenham computadores cada vez mais bem-equipados, acesso fácil a informação e acompanhem a evolução da ciência certos comportamentos não mudam nunca.


Pérolas do Mês de Agosto




As 10 mais intrigantes lendas urbanas de todos os tempos. Vale a pena dar uma olhadinha.
http://sitenobolso.blogspot.com/2008/08/as-10-mais-intigrantes-lendas-urbanas.html

Nove lendas urbanas macabras da infância. Se você já foi assustado por uma destas lendas, bem vindo ao clube.
http://dicademusica.blogspot.com/2010/03/9-lendas-urbanas-macabras-da-infancia.html

Luis Sucupira – As cyberlendas da internet.
Não chega a ser uma pérola, é mais um serviço de utilidade pública.
www.forumpcs.com.br/viewtopic.php?t=248284

Macumba On-line
“Tenha comodidade: não faça o trabalho, deixe que o façam por você! “ Esta frase eu tirei do site, nem me dei o trabalho de mudar.
www.macumbaonline.com

Terra esotérico – em meio a tantas opções de site de horóscopo, selecionamos este. Além de horóscopo também tem mapa astral, chakras, oráculos, anjos e outros.
http://vidaeestilo.terra.com.br/esoterico/interna/0,,OI4065934-EI14316,00-Capa+horoscopo.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário